Seca atinge o Yang-tse e afeta 1 milhão de pessoas na China
seca e estiagem
2007-02-27
A seca que afeta o Rio Yang-tse há duas semanas deixou mais de 1 milhão de pessoas com problemas de falta de água na localidade de Chongqing (centro da China), informou a agência estatal Xinhua. Apenas um dos dez dutos utilizados para bombear água a partir do rio continua abaixo da linha d´água - a apenas dez centímetros da superfície - informou à Xinhua um porta-voz da Shapingba Waterworks, um dos principais fornecedores de água potável da região.
"Se os níveis de água do Yang-tse - o mais longo da Ásia - e de seu afluente Jialing continuaram descendo, enfrentaremos uma verdadeira crise", disse o porta-voz. A autoridade municipal de controle de seca enviou carros-pipa às áreas mais afetadas para cobrir as necessidades da população e do gado, e pediu que os governos locais cuidem de suas reservas.
O departamento hidrológico da região afirmou que uma das razões dos baixos níveis de água do Yang-tse e do Jialing é a falta de chuvas nas últimas semanas. Fontes do departamento também culparam as centrais energéticas próximas ao rio, embora não tenham relacionado a falta de água ao gigantesco reservatório das Três Gargantas, situado no trecho norte do Yang-tse.
As autoridades locais prevêem que a seca continuará até depois da época de chuvas, que começa em maio. Enquanto isso, analisam a possibilidade de recorrer à chuva artificial para atenuar o problema.
(EFE, 26/02/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/fev/26/300.htm?RSS