FMMA integra Força Tarefa em socorro ao rio dos Sinos
2007-02-27
A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), está participando de um mutirão – denominado Força Tarefa – em socorro ao Rio dos Sinos, que nos últimos meses vem apresentando graves problemas de poluição e em conseqüência disso provocando a mortandade de peixes.
A exemplo de ações realizadas desde outubro último, quando a FMMA emprestou sua lancha para auxiliar a Patrulha Ambiental a diminuir os efeitos causados ao Sinos, Gravataí se soma ao planejamento das ações programadas para a defesa desse manancial hídrico. O cronograma de reuniões prevê três encontros entre esta segunda-feira (26) e a primeira semana de março.
Reuniões
A próxima reunião de planejamento acontece na manhã da próxima quarta-feira, (28), na Câmara de Santo Antônio da Patrulha. Na ocasião, as atenções estarão voltadas ao Trecho 2, que reúne Santo Antônio, Caraá, Riozinho e Rolante. E no dia 5 de março, a reunião será no Gabinete do Vice-prefeito de Taquara, e vai se voltar ao Trecho 3, incluindo especificamente os municípios de Sapiranga, Parobé, Araricá, Nova Hartz, Taquara e Gravataí.
Propostas
Entre as 25 sugestões apresentadas pelos prefeitos na reunião realizada no final de janeiro, a Força Tarefa analisa agora o monitoramento quali-quantitativo das águas das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí. Outro ponto em discussão é o aumento da capacidade dos municípios dessas bacias para a coleta de esgoto cloacal.
Campanha
Em relação à proposta de mídia institucional para o consumo responsável de água, Gravataí aproveitou o período mais crítico do ano e desenvolveu ações voltadas a difundir na população a importância de se defender o rio Gravataí. Trabalho iniciado em 2006, foi uma ação mais forte neste início de ano e inclui mídia na tevê e a distribuição de materiais educativos. É a campanha “Viva o Rio Gravataí”, que neste mês de março vai atingir a rede pública municipal de ensino. Mais de 30 mil alunos estarão recebendo material escolar contendo mensagens em defesa do rio e da água, com o apelo “sabendo usar não vai faltar”.
(Prefeitura de Gravataí, 26/02/2007)