Vacina contra gripe aviária desaponta em teste nos EUA
2007-02-27
A primeira vacina contra gripe aviária criada nos Estados Unidos é ainda menos eficiente do que se acreditava, de acordo com documentos da Administração de Drogas e Alimentos (FDA) divulgados nesta segunda-feira, 26. Em testes clínicos, a série de suas injeções mostrou-se capaz de proteger apenas 45% dos adultos que receberam a maior dosagem da vacina da Sanofi Aventis.
Uma análise provisória dos dados do mesmo estudo havia sugerido uma resposta imunológica eficiente em 54% dos pacientes, avaliados 28 dias após a segunda injeção. O New England Journal of Medicine divulgou esses dados em março de 2006.
A FDA divulgou os resultados mais recentes em antecipação a uma reunião prevista para terça-feira, 26, na qual um comitê de especialistas deverá revisar a vacina. A agência não é obrigada a seguir as recomendações desses comitês, mas geralmente o faz. Esta é a primeira vacina contra a cepa H5N1 da gripe a buscar aprovação da FDA.
A FDA informa que o teste, com 452 pessoas, mostra que a vacina é segura, mas não ficou claro se será eficiente. Vacinas contra a gripe comum, por exemplo, protegem de 75% a 90% dos adultos vacinados com menos de 65 anos.
(Associated Press, 26/02/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/fev/26/234.htm