Região de Montenegro representada na Alemanha em feira de negócios de produtos orgânicos
2007-02-26
A maior feira de negócios do setor orgânico reuniu produtores e consumidores de todo o mundo em Nuremberg, na Alemanha. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), levou 13 empreendimentos familiares ao evento. Um desses participantes foi a Novocitrus, de Pareci Novo, produtora de sucos, geléias com açúcar mascavo e geléias sem adição de açúcar.
De acordo com o proprietário da agroindústria, Willian Rada da Rocha, esse último produto "foi o xodó da feira". "Surgiram bons contatos. Agora precisamos trabalhar para concretizar negócios", afirmou. Esta é a terceira vez que a Novocitrus vai à Alemanha. Willian considera importante fazer parte dos expositores da feira. "É como se fosse uma Expointer só de orgânicos", compara. A perspectiva é de iniciar a exportação dos produtos.
Montenegrinos também estiveram na Europa para o evento, que ocorreu de 15 a 18 de fevereiro. Paralelamente à feira, foi realizada a assembléia da Cooperativa Sem Fronteiras (CSF), da qual a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) faz parte desde essa fundação, há três anos e meio. Segundo o gerente comercial da Ecocitrus e vice-presidente da CSF, Adriano da Silva Martins, a entidade é composta por agricultores, banco e compradores de nove países. Atualmente, são cerca de 13.000 sócios.
Durante quatro edições, a Ecocitrus expôs seus produtos na Biofach. Como a entidade já exporta para países como França, Alemanha e Itália, o MDA quis oportunizar a iniciativa a outros produtores neste ano. Por isso, os montenegrinos participaram apenas de reuniões que aconteceram junto à feira.
"Montenegro está no mundo inteiro"
A afirmação é do diretor da Usina de Compostagem da Ecocitrus, Paulo Roberto Lenhardt, referindo-se à exportação de sucos da Ecocitrus através da Cooperativa Sem Fronteiras. A CSF está utilizando a marca Alce Nero, já comercializada pela Cooperativa de Consumidores (Coop), também membro da Cooperativa Sem Fronteiras. A Coop é a maior cadeia de supermercados da Itália, com 3.000 lojas, 6 milhões de sócios e 150 anos de atividades.
Segundo Lenhardt, sem a integração com a CSF, a Ecocitrus não estaria ainda no mercado Europeu. "Infelizmente ainda somos um pequeno grupo, pois os agricultores não conseguem abandonar o adubo químico e o veneno." O diretor da usina revela que há demanda para 20 containeres, e a produção da Ecocitrus, atualmente, não chega a dois.
(Jornal Ibiá, 26/02/2007)
http://www.jornalibia.com.br/