Detidos 45 ativistas do Greenpeace em protesto contra base nuclear no Reino Unido
2007-02-24
Um total de 45 ativistas do Greenpeace foi detido hoje (23/2) na base naval de Faslane (oeste da Escócia), sede da frota britânica de submarinos nucleares "Trident", quando faziam uma manifestação contra a decisão do Governo britânico de renovar seu sistema de dissuasão nuclear.
As detenções ocorreram quando os manifestantes pacifistas tentaram bloquear uma das entradas para as instalações navais com seis botes e a embarcação ecológica "Artic Sunrise", informou a Marinha Real britânica.
Ben Stewart, porta-voz do Greenpeace, disse que o grupo tinha organizado a mobilização para fazê-la coincidir com uma visita prevista de membros do Parlamento britânico à base naval, que, segundo a Polícia naval, foi cancelada na semana passada.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, anunciou em dezembro passado no Parlamento a intenção de seu Governo de construir uma nova geração de submarinos portadores de mísseis nucleares.
Calcula-se que renovar o programa custará cerca de £ 20 bilhões (29,8 bilhões).
Desde 1999, a base naval de Faslane, em Clyde, vem sendo o cenário de dezenas de protestos a favor do desarmamento nuclear.
(EFE/UOL, 23/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/02/23/ult1808u86302.jhtm