Cresce interesse pelo aquecimento global na internet
2007-02-24
O interesse pelo aquecimento global na internet bateu um recorde histórico em meados de fevereiro, e o volume de buscas subiu 173% em relação ao ano anterior.
O serviço Hitwise, que estuda os termos mais populares da rede, atribuiu o aumento aos estudos sobre o impacto das mudanças climáticas e ao recente relatório da Organização das Nações Unidas sobre o aquecimento. "Os dados de termos de busca fornecem uma visão valiosa sobre as preocupações da sociedade", disse Bill Tancer, gerente-geral da Hitwise, em nota.
A Wikipedia.org superou a Agência de Proteção Ambiental dos EUA com 14,5% das buscas online por "global warming" ("aquecimento global", em inglês) no período de quatro semanas encerrado em 17 de fevereiro.
O ClimateHotMap.org e o ClimateCrisis.net, site do filme Uma Verdade Inconveniente, estrelado por Al Gore, vêm em terceiro e quarto lugares.
"Quando você examina os termos reais de busca e a destinação final dessas missões de busca, é possível descobrir a intenção por trás dessas buscas", disse Tancer, acrescentando que as pessoas estão ávidas por aprenderem mais sobre o aquecimento.
Mesmo com toda a cobertura do tema na mídia, as buscas por "aquecimento global" representaram apenas 0,01% do total de buscas na internet dos EUA no período de quatro semanas até 17 de fevereiro. Parece pouco, mas se trata de um aumento de 213% em relação ao mesmo período em anos anteriores, segundo a Hitwise.
(Reuters/Estadão, 23/02/2007)
http://www.estadao.com.br/especial/global/noticias/2007/fev/23/195.htm