Castor avistado em Nova York pela 1ª vez em 200 anos
2007-02-24
Há castores no selo oficial da cidade de Nova York, mas os animais não apareciam no município, em carne e osso, há 200 anos. Nesta semana, voltaram.
Biólogos gravaram em vídeo um castor a nadar pelo Rio Bronx. A toca de gravetos já havia sido localizada antes, mas o vídeo confirma a presença do animal.
"Tinha de acontecer, porque as populações de castores estão aumentando e os hábitats, encolhendo", disse um especialista em castores da Universidade Estadual de Nova York, Dietland Muller-Schwarze. "Provavelmente, veremos mais no futuro".
Castores tiveram um papel importante no início da ocupação da Ilha de Manhattan por europeus, atraindo caçadores de peles para a região. O castor no selo municipal representa uma empresa holandesa que iniciou a colonização da cidade, segundo o website oficial da prefeitura.
Mas, por conta da caçada predatória, os castores desapareceram de Nova York no início do século 19.
O castor que ocupou o Rio Bronx parece ser um macho, com cerca de um metro de comprimento. O animal foi apelidado de José, em homenagem ao deputado José Serrano, que liberou dinheiro federal para a despoluição do rio.
(Associated Press/Estadão, 23/02/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/fev/23/227.htm