Petrobras vai explorar óleo de xisto na Jordânia
2007-02-24
A Petrobras vai usar tecnologia própria para produção de óleo de xisto em bloco petrolífero situado na Jordânia. O xisto é uma rocha sedimentar que contém querogênio – um complexo orgânico que se decompõe termicamente e produz óleo e gás.
A estatal brasileira assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério de Energia e Recursos Minerais da Jordânia. O acordo envolve a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica do uso da tecnologia Petrosix, no bloco AUG 21, situado no campo de Attarat.
De acordo com informações da Petrobras, a tecnologia desenvolvida e patenteada pela estatal é a única com escala industrial de produção, testada, consolidada e reconhecida mundialmente.
A produção média diária de óleo de xisto em 2006 ficou em 4,2 mil barris – extraídos da Unidade de Negócios da Industrialização do Xisto – SIX, localizada em São Mateus (PR).
O acordo prevê a realização de estudos técnicos e econômicos de alternativas para o aproveitamento comercial do óleo xisto na Jordânia. Os trabalhos de avaliação tem prazo de 24 meses e serão realizados por técnicos da Área Internacional e de Abastecimento da Petrobras.
Ainda segundo informações da Petrobras, as reservas em potencial do campo exploratório jordaniano é de 1,7 bilhão de barris. A Petrobras informa, por outro lado, que a Jordânia tem uma reserva betuminosa significativa, composta por xistos de boa qualidade, e aparentemente compatível com mo uso da tecnologia Petrosix.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 23/02/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/23/materia.2007-02-23.4003094815/view