Estudo avaliará a qualidade da água utilizada na produção de hortaliças
2007-02-24
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, lança na segunda-feira (26) proposta para a realização de estudo técnico para avaliar a qualidade da água destinada à irrigação e lavagem de hortaliças de consumo in natura (que não sofreram processo de industrialização) no Rio Grande do Sul. A atividade ocorre a partir das 14h no auditório do CEVS (Domingos Crescêncio, 132), em Porto Alegre.
O projeto servirá de instrumento para o planejamento e desenvolvimento de ações públicas que fortaleçam as boas práticas de cultivo e, principalmente, a utilização de água de irrigação de qualidade pelos produtores.
Conforme o coordenador do Núcleo de Vigilância de Riscos e Agravos Ambientais Não Biológicos do CEVS, engenheiro agrônomo Salzano Barreto, “Através desse estudo será possível identificar a situação atual de produção, o que possibilita ampliar a prevenção de doenças e agravos à saúde transmitidos pela água”.
Num primeiro momento, Viamão foi escolhido para o início dos estudos por ser o maior produtor de hortaliças da Região Metropolitana. Foram selecionadas 30 áreas produtivas, de onde serão coletadas amostras da água utilizada na irrigação das plantações a cada dois meses. Ao todo serão avaliadas 250 amostras. O laboratório Universidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates) será responsável pelas análises.
(Governo do Estado, 23/02/2007)
www.estado.rs.gov.br