Ato em Brasília buscará pressionar STF para julgar transposição do Rio São Francisco
2007-02-23
Durante a entrevista coletiva do bispo de Barra, na Bahia, dom Luiz Flávio Cappio, foi anunciada uma série de mobilizações populares em defesa do Rio São Francisco. O bispo protocolou no Palácio do Planalto um projeto alternativo às obras de transposição do rio para amenizar a falta de água no semi-árido nordestino.
No dia 12 de março, está programado um protesto em Brasília que deve contar com a presença de representantes do Comitê da Bacia do São Francisco e de movimentos sociais.
O bispo explica que o ato na capital federal vai pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar recurso do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que pede a suspensão da licença ambiental para a transposição concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“De Minas Gerais ao Sergipe, temos apoio de representantes de toda a Bacia do São Francisco”, assegurou dom Cappio. Os manifestantes também vão pedir o julgamento de ação do Fórum Permanente de Defesa do São Francisco. A entidade contesta decisão do ministro do STF Sepúlveda Pertence, que, em dezembro, suspendeu liminares que proibiam o licenciamento do projeto.
Outra reivindicação, de acordo com o religioso, será para que Senado se pronuncie sobre o impacto das obras para a população indígena que vive próximo ao São Francisco.
(Por Wellton Máximo, Agência Brasil, 22/02/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/22/materia.2007-02-22.7786269065/view