A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) deve assumir oficialmente, na próxima semana, a administração do Parque Florestal do Rio Vermelho. Hoje, a área de preservação ambiental está sob o controle da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O Parque Florestal do Rio Vermelho, com mais de 1,4 mil hectares, localizado no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi criado em 1962, através de decreto do então governador Celso Ramos. Com a transferência para a Fatma, passará por uma reavaliação técnica, podendo ser transformado em uma unidade de conservação ambiental.
De acordo com a diretora de Ecossistemas da Fatma, Ana Cimardi, a assinatura do ato de reavaliação deve ocorrer em seis meses.
- A transferência de administração para a Fatma restabelece a coerência das competências e atribuições institucionais dos diversos órgãos do Estado - observou Ana.
Com a futura criação da Unidade de Conservação, explicou ela, o local terá como objetivo a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando pesquisas científicas.
- Mas nada impede que tenhamos visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico.
No Parque, já existe um pelotão da Polícia Militar Ambiental. Para o futuro está prevista a implantação de sede administrativa, centro de visitantes e trilhas interpretativas.
(
Diário Catarinense, 23/02/2007)