Seis dias separam o homem do campo do maior evento ligado à agropecuária realizado no Sul do Brasil. Começa na próxima terça-feira (27/2) a sétima edição da Expoagro Afubra, que vai trazer uma série de novidades para a pequena e média propriedade. Desde modelos de cultivo até o uso de tecnologia, envolvendo a produção de biocombustível a partir da semente do girassol serão apresentados na feira, que terá ainda exposição agropecuária e mostra das agroindústrias da região.
Como acontece todos os anos a Expoagro Afrubra vai inovar suas atrações com o objetivo de mostrar aos visitantes novas alternativas de produção agrícola. Dessa vez o destaque ficará por conta da agroindústria e do biocombustível.
Segundo o coordenador, serão 32 unidades que vão mostrar como ocorre o processo de produção de alimentos em complexos instalados junto das pequenas propriedades. Técnicos da Emater/Ascar-RS vão estar encarregados da divulgação das iniciativas desenvolvidas em nível regional.
Outra novidade que deve chegar até o fim de semana é o sistema de prensagem das sementes de girassol para a extração de óleo vegetal. O aparelho, trazido do Paraná, vai realizar o processamento dos grãos que foram colhidos nas 22 lavouras experimentais cultivadas pela Afubra nos municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. O público também poderá conferir lavouras e variedades que podem ser utilizadas para a produção do biocombustível.
(
Gazeta do Sul, 22/02/2007)