Qualidade do ar em fevereiro está boa em Porto Alegre
2007-02-22
A qualidade do ar em Porto Alegre este mês é considerada boa. Os dados constam dos relatórios diários divulgados pelo Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar (ProAr), da Fepam, criado em 2001, que verifica a situação na região Metropolitana. Em Esteio, o ar não apresentou qualidade nesse período.
Na estação de monitoramento em frente à Rodoviária de Porto Alegre, desde o início do mês, somente nos dias 8, 16 e 17 a qualidade do ar não foi considerada boa. Nesses três dias, as partículas inaláveis (poeira) estavam em níveis acima do normal. Nas outras duas estações da Capital, na rua Silva Só, no bairro Santa Cecília, e na Escola Superior de Educação Física da Ufrgs, em frente ao Jardim Botânico, a qualidade foi boa em todo o mês.
Em Esteio, na estação da Vila Ezequiel, apenas em um dia pesquisado a qualidade do ar foi avaliada como boa. Nos demais, foi considerada regular. No último dia 15, especialmente, o ar foi considerado inadequado, com alta concentração de ozônio.
O programa controla as dez estações de monitoramento automático que funcionam no Estado. Além da Capital e de Esteio, há outras em Canoas, Sapucaia do Sul, Caxias do Sul, Montenegro (no Pólo Petroquímico) e uma móvel. O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) é medido nessas estações como determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A legislação classifica o IQAr de acordo com as concentrações de substâncias como dióxido de enxofre e de nitrogênio, monóxido de carbono, ozônio, partículas inaláveis (poeira) e fumaça. A previsão meteorológica também é levada em conta. Conforme o químico Estevão Segalla, que atua no programa, os principais fatores que afetam o ar são as fontes de emissão (carros e indústrias) e as condições climáticas. 'No verão, aumenta o índice de ozônio e, no inverno, a quantidade de material particulado inalável', afirmou. O site www.fepam.rs.gov.br divulga o boletim.
(Correio do Povo, 22/02/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N145/html/07QUALID.htm