Energias do Brasil inicia etapa final de barragem no ES
2007-02-22
A Energias do Brasil, holding do setor de energia elétrica que consolida os ativos do Grupo Energias de Portugal no Brasil, anunciou nesta quarta-feira (21/02) o início da última fase da implantação da pequena Central Hidrelétrica de São João, no município do Castelo, no Espírito Santo.
O enchimento do reservatório da barragem de São João, última etapa de construção do empreendimento, que terá capacidade de 25 megawatts, será concluído no prazo de 72 horas, informou a empresa em um comunicado.
Toda a energia produzida pela barragem, resultado de um investimento de R$ 90 milhões, contribuirá para a ampliação do fornecimento de energia no Espirito Santo.
Com o início da produção das barragens de São João e de Peixe Angical, inaugurada no ano passado, a Energias do Brasil aumentou a capacidade total de produção para 1.043 megawatts.
O presidente da Energias do Brasil, Antônio Martins da Costa, afirmou que ainda este ano será iniciada a construção da barragem de Santa Fé, com capacidade de 29 megawatts, também no Espírito Santo, em um investimento de R$ 105 milhões.
"O baixo impacto ambiental e o curto prazo de construção são alguns dos fatores que motivaram a aplicação da empresa na construção das pequenas centrais", disse Martins da Costa, citado no comunicado.
A Energias do Brasil controla atualmente empresas nas áreas de distribuição (Bandeirante, Escelsa e Enersul), de geração (EDP Lajeado, Energest e Enerpeixe) e de comercialização (Enertrade) de energia.
(Agência Lusa, 21/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/lusa/2007/02/21/ult3679u1329.jhtm