Consórcio anuncia potencial de poço descoberto em Santos
2007-02-22
O consórcio formado por Petrobras, Galp Energia e British Gas anunciou nesta quarta-feira (21/02) que o poço de petróleo descoberto na Bacia de Santos deverá ter um volume de petróleo entre 1,7 e 10 bilhões de barris.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp lembra que em outubro do ano passado o consórcio divulgou os resultados dos testes do primeiro poço perfurado no Bloco BM-S-11, "que confirmaram a descoberta de um significativo volume de petróleo nesse bloco, situado em águas ultra-profundas na Bacia de Santos, no Brasil".
"Após a realização de estudos complementares aos resultados obtidos no primeiro poço de exploração, estima-se que o volume de petróleo no jazigo se situe entre os 1,7 e os 10 bilhões de barris", diz o comunicado.
Este volume "corresponde à estimativa da quantidade existente no jazigo" e as taxas de recuperação dos volumes estimados "irão depender dos métodos de recuperação assistida existentes hoje, bem como do tipo de petróleo e do tipo de jazigo".
A Galp Energia afirma que o consórcio "está preparando a perfuração de um poço de avaliação para definir melhor o volume de petróleo do reservatório descoberto pelo poço Tupi-1".
No comunicado, a Galp diz ainda que tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, cabendo 65% à Petrobras (operadora) e 25% à British Gas.
Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a portuguesa Galp Energia detém ainda participações em outros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).
As ações da Galp Energia encerraram em queda de 0,6% na Euronext Lisboa nesta quarta-feira, passando a 6,64 euros.
(Agência Lusa, 21/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/lusa/2007/02/21/ult3679u1329.jhtm