União Européia quer servir de exemplo para países em desenvolvimento
2007-02-22
O encontro desta terça-feira (20/02) foi uma preparação para a cúpula marcada para 8 e 9 de março em Bruxelas. Nela, os governantes da União Européia procurarão estabelecer uma linha comum para a política energética e climática. O motivo desta urgência é o fim da vigência do Protocolo de Kyoto, em 2012. Ao assinar o Protocolo, as nações industrializadas se obrigaram a diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.
Poluição na ChinaBildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Poluição na ChinaEm dezembro de 2007 a União Européia inicia as discussões para elaborar o pacote de medidas relativas às políticas energética e climática. Ela quer, com este bom exemplo, convencer países como a Índia e a China a entrarem no acordo que sucederá o Protocolo de Kyoto. Segundo o comissário do Meio Ambiente, a UE deve mostrar claramente para os demais países que está combatendo as mudanças climáticas.
De acordo com o ministro Sigmar Gabriel, a premiê alemã Angela Merkel, na qualidade de presidente do Conselho da UE, levará para a pauta da reunião de março em Bruxelas a proposta de aumentar em 20% as fontes de energia renovável e sua utilização.
(DW, 21/02/2007)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2360205,00.html?maca=bra-uol-eu-1391-xml-uol