O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deu início ontem (18/02) a uma megaoperação de combate ao desmatamento na Reserva Biológica do Gurupi, no oeste do Maranhão.
Cerca de cem homens do instituto, do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foram enviados ao local (a 200 km da cidade de Imperatriz).
Segundo o instituto, o objetivo da operação é reestruturar a unidade, que sofre com a derrubada ilegal. Além dos danos ambientais, a região tem registrado alto índice de violência em razão da disputa por terra.
Os servidores do Ibama devem ficar na reserva até que todo o trabalho de reestruturação seja concluído. Não há um prazo definido. A operação, batizada de Força e Soberania, é decorrente da fiscalização do instituto na região. Segundo o Ibama, um caminhão carregado de madeira passa a cada cinco minutos da BR-010.
Em ação realizada na semana passada, foram apreendidos 188 m3 de madeira. O Ibama aplicou R$ 70 mil em multas. Criada em 1988, a reserva tem cerca de 300 mil hectares e é considerada a última área remanescente de floresta amazônica do Estado. Há espécies ameaçadas de extinção na unidade.
(
Folha de São Paulo, 19/02/2007)