Diplomatas suspeitam de que Irã forneça gás para enriquecer o urânio em suas usinas
2007-02-20
O Irã envia gás UF6, suscetível de ser transformado em urânio enriquecido, para sua usina subterrânea de Natanz, apesar dos pedidos da ONU para suspender este tipo de atividade, afirmaram nesta segunda-feira em Viena diplomatas à AFP.
O gás UF6 foi transportado, segundo estas fontes, da fábrica de conversão de Ispahan para o novo centro subterrâneo de Natanz, onde o Irã começou a instalar no mês passado redes de centrífugas que permitem o enriquecimento.
"Um container de UF6 (gás de hexafluor de urânio) foi enviado para Natanz no início do mês e, desta maneira, (os iranianos) podem introduzi-lo nas centrífugas", afirmou um diplomata, cujas declarações foram confirmadas por outra fonte próxima à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Embora o Irã não tenha acionado suas novas centrífugas, o fato de ter obtido o gás pode ser considerado como um ato de "provocação", estimou um especialista em não-proliferação nuclear, Mark Fitzpatrick, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) em Londres.
Em sua resolução de 23 de dezembro, que decretou sanções limitadas contra Teerã por seus programas nucleares, o Conselho de Segurança da ONU pediu um informe ao chefe da AIEA, Mohamed ElBaradei, cujo prazo de 60 dias expira esta semana, para saber se o Irã aceitaria suspender o enriquecimento.
As autoridades de Teerã rejeitaram este ultimato.
(AFP, 19/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/02/19/ult34u174957.jhtm