População opina sobre Plano Diretor de Porto Alegre a partir de 5 de março
2007-02-16
A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre passará por debate junto à população a partir do dia 5 de março. O anúncio do calendário de reuniões foi feito ontem (15/02) pelo secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati. 'Queremos saber como o cidadão enxerga e como quer planejar a área onde vive. Porto Alegre continua sendo a capital da democracia participativa', afirmou.
A altura e os níveis de afastamento dos prédios são os pontos mais polêmicos das discussões. Serão abordados ainda aspectos relacionados a áreas de interesse cultural, de preservação ambiental e delimitação de espaços para construção. Conforme Fortunati, a macrorregião 1, contornada pela III Perimetral e que abrange 25 bairros, terá prioridade. 'É a zona mais complexa e problemática. Depois de definidas as propostas, servirá de parâmetro para a cidade como um todo', explicou o secretário.
A proposta de revisão será apresentada oficialmente à população e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) pelo prefeito José Fogaça no próximo dia 27. Entre 5 e 15 de março, ocorrerão encontros nos oito Fóruns Regionais de Planejamento da Capital para que a comunidade participe encaminhando propostas. No dia 21 de março, haverá audiência pública do Plano, quando será analisado o texto final da revisão. Depois, as sugestões serão sistematizadas e apresentadas ao CMDUA.
Para ser implementado, o projeto precisa da aprovação da Câmara Municipal. A expectativa de Fortunati é de que os vereadores recebam a proposta em maio. 'Aprovar o Plano Diretor em 2007 será uma grande vitória para a cidade, pois começaremos o próximo ano sabendo exatamente que normas regem a Capital', salientou o secretário.
(Correio do Povo, 16/02/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N139/html/16POPULA.htm