Representantes da coordenadoria regional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) anunciaram na manhã de ontem (14/02), em reunião com o prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), a parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires para a instalação de uma microusina de álcool no município. O projeto do MPA está sendo implementado em nível estadual, num convênio com a Petrobras. As obras devem começar ainda este ano.
O prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), que mostrou apoio à iniciativa por meio da parceria firmada, disse que a intenção é diversificar a propriedade rural, integrando a produção de cana-de-açúcar com a cadeia produtiva do fumo. “Não queremos substituir a produção fumageira por outra. Desistimos do complexo do biocombustível porque iríamos criar atritos, tanto com a indústria do tabaco quanto com os próprios fumicultores. Ainda queremos ser o maior produtor de fumo do Brasil, mas uma microusina de álcool é viável”, afirmou o prefeito.
Dettenborn garantiu aos representantes do MPA a doação de área para a construção da microusina e total infra-estrutura logística ao projeto. Para o coordenador do MPA na região, Rogério Heinen, o município tem potencial para o plantio de cana-de-açúcar, especialmente na região serrana, onde o cultivo é mais difundido. Produtores de municípios vizinhos também poderão ser integrados para garantir quantidade mínima de produção.
A proposta de fabricar álcool contempla apenas a primeira etapa do projeto. A pretenção, futuramente, será a produção de biocombustível que poderá abastecer o complexo fabril a ser instalado em alguma cidade do Vale do Rio Pardo. “Ainda não há decisão de qual município será instalado o complexo da fábrica”, revelou Heinen.
Na região, estima o coordenador, a expectativa é de reunir 1,5 mil a 2 mil produtores de cana em sistema de cooperativa. Linhas de financiamento para a produção serão disponibilizadas por meio da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos (Crehnor). Há previsão de instalação de microusinas de álcool em Cruzeiro do Sul, em cidades da região Centro-Serra, Sul e Litoral do Estado.
(
Gazeta do Sul, 15/02/2007)