Angra 2 recebe recarga para produção de energia
2007-02-14
As Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, entregaram ontem (13/2) à Eletronuclear oito elementos combustíveis para recarregar a usina de Angra 2, que tem capacidade de geração de 135 megawatt de energia.
Esta será a quinta recarga da usina, que produz eletricidade a partir do calor produzido por 193 elementos combustíveis, periodicamente repostos. O elemento combustível é composto por pastilhas de dióxido de urânio montadas em tubos de uma liga metálica especial, o zircaloy, formando um conjunto de varetas cuja estrutura é mantida por reticulados chamados de grades espaçadoras.
Cada um dos elementos fabricados para Angra 2 tem 5 metros de comprimento e um peso total de 840 quilos, dos quais 543 são de urânio enriquecido, contidos em 17,5 milhões de pastilhas inseridas em 45.548 varetas, que vão gerar energia elétrica suficiente para abastecer 42 mil residências de porte médio durante um mês.
O transporte desse material, desde a fábrica da INB em Resende, no sul fluminense, até a usina nuclear em Angra dos Reis, é feito em carretas especiais, que viajam acompanhadas por destacamentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal, de proteção radiológica, de segurança industrial e pessoal. O deslocamento do comboio obedece a um plano estabelecido pelo Ibama, Polícia Federal e a INB.
(Por Helena Beltrão, Agência MCT, 13/02/2007)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/43178.html