Projeto de irrigação do governo gaúcho estaria concluído
2007-02-13
O secretário Extraordinário de Irrigação, Rogério Porto, confirmou ontem (12/02) que o Programa de Irrigação a ser implantado no Rio Grande do Sul já está concluído e deve ser apresentado à governadora Yeda Crusius ainda nesta semana. Ontem ele participou de audiência no Palácio Piratini, onde foi apresentado parte do projeto, que também prevê incentivo às técnicas de armazenagem de água como forma de ampliar a produção e minimizar perdas na lavoura. O Programa de Irrigação prevê recursos do Banco Mundial (Bird) a serem repassados ao Programa de Apoio à Política de Combate às Desigualdades Regionais (RS Desigualdades).
"Por enquanto essa é a única linha de crédito prevista", antecipou. Porto acredita que a implantação do programa não causará impacto entre os agricultores gaúchos, segundo ele, cada vez mais voltados à adoção de tecnologias. "Não concordo quando se fala que o produtor gaúcho é avesso a mudanças. Pelo contrário. Ele mudou, absorveu tecnologia e tenho certeza que não vai ter medo de mudar", afirmou.
O programa de irrigação vai abranger todas as regiões produtoras do Estado, mas será trabalhado com técnicas diferenciadas, respeitando a realidade de cada região e a escala de produção do agricultor.
(Jornal do Comércio, 13/02/2007)
http://jcrs.uol.com.br/noticias.aspx?pCodigoNoticia=3688&pCodigoArea=33