Igrejinha e Três Coroas investem no recolhimento de óleo em bares e restaurantes
2007-02-12
Medida simples, que pode ajudar a impedir a poluição e até mesmo enchentes, está sendo adotada pelos municípios de Igrejinha e Três Coroas. Uma empresa particular vai recolher óleos e gorduras usadas em bares, restaurantes e padarias, evitando que os resíduos acabem sendo despejados no esgoto pluvial.
Desde a semana passada, o Departamento Municipal de Meio Ambiente de Igrejinha está fazendo um cadastramento dos estabelecimentos que possuam cozinhas e, portanto, utilizam óleo vegetal e gordura hidrogenada. A empresa Recolt, que tem apoio do projeto Pró-Guaíba, passará a efetuar o recolhimento dos produtos, que serão posteriormente encaminhados para reciclagem e elaboração de outros materiais, como sabão e sebo. Segundo o Departamento Municipal de Meio Ambiente, o recolhimento dos materiais não terá nenhum custo aos comerciantes, e nem mesmo para a Prefeitura.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Três Coroas, em parceria com a empresa Recolt, cadastrou, no início de janeiro, 44 estabelecimentos, nos quais foram deixadas as bombonas para coleta do óleo de cozinhas. O produto será recolhido a cada 15 dias e levado para ser reciclado e reaproveitado na industria química.
(Jornal Panorama, 09/02/2007)
http://www.jornalpanorama.com.br/