Angela Merkel alerta para grande ameaça global
2007-02-12
A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou à comunidade internacional para que aja contra o aquecimento global, que considerou "umas das grandes ameaças a curto e médio prazo", portadora de potenciais "conseqüências dramáticas". "O aquecimento da Terra é uma das grandes ameaças a curto, médio e longo prazo, que poderá ter conseqüências dramáticas", disse a chanceler conservadora, referindo-se aos riscos de "imigrações maciças e conflitos armados".
"Trata-se de uma ameaça mundial" que requer "uma responsabilidade mundial" e "ninguém em nenhum país ou continente pode escapar-lhe", alertou, numa conferência mundial sobre segurança que reúne em Munique 250 delegados, entre os quais mais de 40 ministros da defesa e dos negócios estrangeiros.
Merkel, que desde 1 de Janeiro preside à União Europeia e ao G8, apelou a um entendimento dos países para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). O Grupo Inter-governamental de peritos sobre a Evolução do Clima publicou no início do mês um relatório alarmante sobre o aquecimento global induzido pelas actividades humanas.
(Diário Digital / Lusa, 11/02/2007)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=17712&iTipo=5&idioma=1