Ações simples podem contribuir para salvar o meio ambiente
2007-02-12
Separar o lixo, não desperdiçar energia elétrica, economizar água e escolher produtos biodegradáveis. Medidas simples já tomadas no cotidiano, mas às quais muitas pessoas ainda não aderiram para salvar o meio ambiente. Estas e outras importantes dicas de preservação da natureza foram dadas pelos convidados do programa 'Espaço aberto', da Rádio Guaíba 720, na sexta-feira (9/2). Apresentado pelo jornalista Armando Burd, o programa enfocou o problema do aquecimento global, que cientistas da ONU prevêem que ficará mais intenso no final deste século.
O quarto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, divulgado no início do mês em Paris, alarmou o mundo. Se não houver a redução imediata na emissão de poluentes, a temperatura na Terra aumentará quatro graus até 2100. A integrante da ONG Amigos da Terra Carolina Herrmann alertou que, em relação ao primeiro relatório, a expectativa é que a temperatura mínima aumente de 1,4 para 1,8 grau. 'Isso é bastante preocupante. Se alcançar 2 graus, teremos interferências perigosas no Planeta. Estamos no limite de ter conseqüências catastróficas. Temos 0,2 grau de folga para tomar uma iniciativa e, pelo menos, parar com essa curva ascendente', ressaltou.
Para o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, medidas políticas e empresariais não serão suficientes para reverter o quadro. 'Está claro que são necessárias ações comportamentais para mudarmos essa realidade. As pessoas precisam parar de colocar o lixo no chão, porque vão parar nos recursos hídricos através da boca-de-lobo. Têm que separar o lixo, incentivando a reciclagem.' Já os empreendedores, frisou o secretário, devem preservar corpos hídricos e arborização.
A capital gaúcha vem desenvolvendo ações como o plantio de árvores, implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e do IPTU ecológico.
A advogada Caroline Medeiros, da prefeitura de Sapucaia do Sul, falou sobre a experiência que vem sendo desenvolvida na área de educação ambiental, com crianças conhecendo o processo de transformação do lixo. Já o coordenador de engenharia ambiental da Ulbra, Erwin Tochtrop Júnior, lembrou que utilizar transporte coletivo também contribui para a redução de poluentes.
(Correio do Povo, 10/02/2007)
http://www.cpovo.net/jornal/A112/N133/HTML/08SALVAR.htm