A cepa H5N1 da gripe das aves que infectou uma granja de perus na Grã-Bretanha provavelmente teve origem na Hungria e não em aves migratórias, informou um funcionário britânico nesta sexta-feira (9/2).
O oficial do Ministério do Meio Ambiente, Fred Landeg, disse à emissora GMTV ser provável que a granja em Suffolk, leste da Inglaterra, de propriedade da empresa Bernard Matthews, tenha sido infectada por produtos importados de outras companhias da empresa na Hungria.
"Tivemos evidências ontem e um alerta da Agência de Laboratórios Veterinários de que, com base no trabalho que eles realizaram até agora, o vírus parece ser quase idêntico e possivelmente seja idêntico, ao vírus da Hungria", afirmou.
"Isto significa que o vírus veio, provavelmente, direto da Hungria para o Reino Unido e não por aves migratórias", acrescentou Landeg, o vice-chefe veterinário do Ministério do Meio Ambiente.
Landeg havia sugerido inicialmente que o surto pode ter sido causado por uma ave migratória.
No mês passado, a cepa da gripe das aves foi detectada em gansos da Hungria no primeiro caso desta doença detectado na União Européia desde meados de 2006.
(
AFP/Último Segundo, 09/02/2007)