Em busca de alternativas para obtenção de óleo combustível a Administração Municipal, em parceria com a Emater/RS-Ascar, trabalha na implantação de ações que respondam às necessidades de produção de matéria-prima para biodiesel. À frente do planejamento, a comissão formada pelo secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, João Batista Fernandes da Silva; engenheiro agrônomo Marciel Spellmeier; chefe de escritório local da Emater/RS-Ascar, Miguel Kirchner; e o engenheiro da Eco-Diesel, Juan Chilibroste. Ontem eles viajaram para Passo Fundo, onde foram recebidos pelas empresas Oleoplan S.A e Embrapa Trigo.
A intenção é esclarecer dúvidas quanto às novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas. A primeira é responsável pela extração e comercialização de óleo para consumo humano e de biodiesel, e a segunda pelo desenvolvimento de pesquisas relativas a sementes de leguminosas. "As visitas foram de suma importância para decisões que ainda vamos tomar quanto à produção de biodiesel", informa Fernandes.
O secretário falou da palestra ministrada pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Omar Tomm, que expôs recentes pesquisas realizadas com sementes de canola. "Além da soja, girassol e mamona, também temos interesse por outras alternativas." Conforme ele, a intenção é produzir matéria-prima durante todo o ano, bem por isso a canola é uma das possíveis escolhas do município. "É uma cultura de meses com menos luminosidade e não competiria com a soja produzida nos meses mais quentes do ano."
Secretaria e Emater devem iniciar experimentos com variedades de sementes de canola na localidade de Colônia Cardoso. Os experimentos serão coordenados pelo engenheiro agrônomo Spellmeier e devem definir a melhor época de cultivo e a variedade de semeadura mais conveniente à região. Num segundo momento a Eco-Diesel do Brasil também pretende firmar parcerias com vilanovenses para produção desta em 50 hectares de terra, com base nos resultados obtidos pela secretaria.
Encontro
Durante a visita à Embrapa Trigo ficou definida a presença do pesquisador Gilberto Omar Tomm em Fazenda Vilanova. Na oportunidade Tomm palestra sobre os benefícios do cultivo da canola. Segundo Fernandes, toda a comunidade agrícola, secretários do Vale do Taquari e Emater-RS/Ascar vão ser convidados. "Vamos esclarecer a situação aos produtores e de forma alguma permitiremos que eles saiam no prejuízo. A palestra quer tratar de pontos necessários ao investimento", afirma.
(
O Informativo do Vale, 09/02/2007)