Carga de madeira protegida por lei é apreendida em Goiás
2007-02-08
Na segunda-feira (5/2), servidores do Escritório Regional do Ibama em São Miguel do Araguaia, Goiás, e policiais do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-153, em Porangatu-GO, com o apoio do Batalhão Ambiental, realizaram a apreensão de um carregamento de 32 m³ de madeiras, cuja documentação indicava ser da espécie Amesclão (Actinostemon ssp.).
Entretanto, no interior do carregamento foram encontrados 16m³ de madeira da espécie castanheira (Bertholletia excelsa), que é protegida por lei e tem corte proibido. Os fiscais do Ibama lavraram Auto de Infração com multa no valor de R$ 8.015,00 e um Termo de Apreensão e Depósito-TAD.
O condutor da carga foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Porangatu para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO. O infrator deverá ser ouvido pelo juiz daquela Comarca no dia 14 de fevereiro. Na terça-feira (6/2), a madeira apreendida e procedente de Nova Ipixuna-PA, com destino para Aparecida de Goiânia-GO, foi descarregada e encontra-se sob a responsabilidade do Escritório do Ibama em São Miguel do Araguaia até a decisão da justiça.
(Por Mirza Nóbrega, Ibama, 07/02/2007)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4948