Prefeitura de Porto Alegre realiza mutirão na Praça Garibaldi
2007-02-08
A praça Garibaldi, localizada no entroncamento das avenidas Erico Verissimo e Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, passou ontem (07/02) por um trabalho de limpeza e retirada dos moradores de rua. O mutirão coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciou com o serviço de capina, recuperação da iluminação, pintura do meio-fio, lavagem da praça em função do cheiro de urina e fezes e retirada de lixo. O trabalho contou com a participação de funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Uma equipe do Ateliê Alice Prati Restaurações realizou os primeiros levantamentos sobre a depredação ao monumento em homenagem a Giuseppe e Anita Garibaldi. A coordenadora do SOS Monumento, Alice Prati, informou que a recuperação do patrimônio terá início em março. Está prevista a colocação de uma grade maior e de uma iluminação especial após a realização dos serviços de higienização.
Enquanto a Smam tratava da limpeza da praça, uma equipe de servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), realizava os primeiros contatos com os moradores de rua. Um levantamento do órgão estima que 50 pessoas vivam no local. A coordenadora do Projeto Praça Garibaldi da Fasc, Evelyn Burigo Aymone, disse que o contato teve o objetivo de buscar informações sobre a situação familiar e de saúde e de cada um. "A idéia é que sejam encaminhados aos abrigos municipais ou que ocorra a reinserção no ambiente familiar", destacou. Os ocupantes da praça reclamaram de ter que deixar o local. A moradora de rua Janaína Moreira Gouvêa, 29 anos, disse que vive na praça há dois anos. Ela revelou que não gosta dos abrigos municipais. "Prefiro a praça, onde convivo com meus amigos", comentou. Na mesma situação está Luiz Carlos da Silva, 49 anos, que foi levado pela equipe Samu ao Hospital de Pronto Socorro. Ele sofreu duas convulsões ontem pela manhã e apresentava uma fratura no braço direito.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, informou que a recuperação da praça somente é possível com a retirada dos moradores de rua e dos caminhões de frete que ficam no entorno do local. "A proposta do município com a revitalização é que a população da Capital possa novamente freqüentar a praça."
(Jornal do Comércio, 08/02/2007)
http://jcrs.uol.com.br/noticias.aspx?pCodigoNoticia=3642&pCodigoArea=36