Aquecimento global exigirá monitoramento rigoroso de desastres
2007-02-08
O aquecimento global exigirá um monitoramento mais rigoroso de furacões, tufões e outros desastres, refletindo nos sistemas instalados para alertar o perigo de tsunamis, disse na quarta-feira (7/2) uma autoridade graduada da Organização das Nações Unidas (ONU).
Salvano Briceno, diretor da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (ISDR, na sigla em inglês), um órgão da ONU, disse que novos dados científicos apresentados semana passada em Paris mediram aumentos na temperatura e no nível do mar que poderiam "muito provavelmente" causar desastres naturais mais frequentes e intensos.
Sistemas de acompanhamento climático e de alerta preventivo podem ajudar a amenizar o impacto das ondas de calor, chuvas pesadas ou secas, disse Briceno, enquanto riscos relacionados ao clima não possam ser evitados inteiramente.
"Estarmos preparados e cientes não significam que podemos evitar desastres", disse ele a jornalistas em Genebra.
O Painel Internacional sobre Mudança Climática da ONU, que envolve 2.500 cientistas, disse dia 2 de fevereiro que as temperaturas médias mundiais provavelmente aumentariam entre 1,8 e 4,0 graus Celsius no século 21.
(Reuters, 07/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2007/02/07/ult27u60028.jhtm