Elaboração do plano de manejo do Cristalino está parada há quase 2 anos
2007-02-07
A produção do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cristalino, considerada a peça-chave para a implantação e o uso da unidade, foi paralisada há quase dois anos, quando mais de 80% do trabalho estava concluído.
De acordo com a Sema, a interrupção ocorreu em função de discordâncias de metodologia entre a empresa encarregada, a paranaense Tangará Consultoria, e o Ministério do Meio Ambiente. “Agora, estamos na dependência de uma re-análise do processo”, diz Eliane Fachin.
O trecho já concluído inclui o diagnóstico e a avaliação ecológica realizados entre outubro de 2001 e junho de 2002. O relatório que resultou deste trabalho, com 74 páginas, aponta grande potencial para o ecoturismo e a pesquisa.
“O Parque Estadual do Cristalino é sem dúvida uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil. Sua riqueza de espécies é excepcional mesmo pelos padrões amazônicos, igualando-se à dos sítios mais ricos dos trópicos”, diz um trecho.
Outro ponto destaca a necessidade de estrutura própria de fiscalização. “O Parque deverá contar com um chefe de unidade e um grupo de agentes ambientais, adequadamente treinados e equipados e dedicados exclusivamente ao controle e fiscalização da unidade”.
(Por Rodrigo Vargas, Diário de Cuiabá, 07/02/2007)
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=277957