Aplicação de óleo de cozinha como combustível deve engajar a comunidade de Montenegro
2007-02-07
O óleo vegetal tem rendido palestras e oficinas promovidas pela Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus). Para final de março, está sendo organizada uma campanha para coleta de óleo de cozinha nas residências. O objetivo é engajar a comunidade ao projeto.
Durante as oito oficinas vinculadas à Rede Ecovida de Agroecologia, mais de 200 pessoas acompanharam as explicações teóricas e práticas. "Em cada oficina, deixamos um equipamento rodando a óleo vegetal", ressalta o ecologista Paulo Roberto Lenhardt. As oficinas foram patrocinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Secretaria de Agricultura Familiar (Saf).
Lenhardt já tem uma S10, uma D20, um caminhão e dois tratores movidos a óleo de cozinha. A S10 já realizou 90.000 quilômetros, reabastecida apenas com esse combustível. Segundo Lenhardt, o grande desafio é desenvolver combustível suficiente para abastecer o maior número de equipamentos possíveis.
Alguns óleos, extraídos de sementes, podem ser produzidos em casa. Como é o caso do Tungue (Aleurites fordii). "Estamos com 8.000 mudas para serem plantadas. A idéia é distribuir para agricultores e plantar dentro do pomar também", salienta Lenhardt. A semente de girassol é outra alternativa.
A aplicação do óleo de cozinha como combustível é mais utilizada na Europa e na América do Norte. Na cidade de Valência, na Espanha, o óleo é utilizado em transportes públicos (segundo nota divulgada na revista National Geographic de dezembro de 2006). Na Alemanha, um carro especial, movido a óleo vegetal, foi desenvolvido. O automóvel percorre 75 quilômetros por litro de azeite. "Aqui é mais comum recolher o óleo para fabricação de sabão", diz Lenhardt.
Atualmente, o ecologista recolhe o óleo saturado de todos os restaurantes. Antes de utilizar a matéria-prima como combustível, é necessário deixá-la decantar. Assim, a camada saturada pode ser retirada e o óleo passa por um sistema de filtros. "O óleo vegetal deve ser usado para produção de alimento no máximo três vezes, depois, começa criar moléculas prejudiciais à saúde", explica.
Benefícios do Combustível
*A reciclagem do óleo de cozinha evita que esse resíduo seja depositado na água e acabe nos esgotos, poluindo os mananciais hídricos.
*Um veículo movido a óleo vegetal polui menos, pois limpa a atmosfera. Em geral, as emissões do óleo vegetal são 75% mais limpas que a de outros combustíveis. Com a instalação de um catalisador, a porcentagem diminui ainda mais.
*O custo para limpeza e o preparo do óleo vegetal não chega nem a um Real/litro.
*O motor movido a óleo vegetal tem melhor lubrificação interna, diminuição da emissão de fuligem e vida útil mais longa em relação ao motor a diesel.
(Jornal Ibiá, 07/02/2007)
http://www.jornalibia.com.br/