Explosão em mina de carvão mata mulher na Colômbia
2007-02-07
Uma pessoa morreu e outras sete estão soterradas após a explosão de uma mina localizada a 160 metros de profundidade no município de Gámeza, em Boyacá, 170 km a noroeste de Bogotá.
O prefeito de Gámeza, William Caro, informou à radio local que uma primeira explosão aconteceu às 11h de ontem (05/02) (14h pelo horário de Brasília) quando quatro mineiros trabalhavam na mina de carvão.
Quando outras quatro pessoas que estavam do lado de fora tentaram fazer o resgate dos mineiros presos, houve uma segunda explosão no local, que soterrou também o grupo de ajuda.
Mariluz Corredor, 18, que trabalhava junto ao grupo de resgate, morreu após ser soterrada, segundo o coordenador de emergências do Comitê Regional para a Prevenção e Atenção de Desastres do departamento (Estado) de Boyacá, Ernesto Correa.
A principal dificuldade dos bombeiros que trabalham no local agora é a de fazer chegar oxigênio aos buracos, como primeira medida de auxílio aos mineiros presos.
O acidente ocorre três dias depois de 32 trabalhadores terem morrido em uma explosão de de gás metano em duas minas carvoeiras interligadas, localizadas em Sardinata, noroeste do país.
(Folha de São Paulo, 06/02/2007)
www.folha.com.br