Aprovada moção em favor de Protocolo de Kyoto no Canadá
2007-02-06
O Parlamento canadense aprovou na segunda-feira (5/2) por 161 votos a favor e 115 contra uma moção da oposição que solicita que o governo respeite todos os compromissos adquiridos com a ratificação do Protocolo de Kyoto.
O Partido Liberal, o Bloco Quebequense e o social-democrata NDP votaram a favor da moção apresentada pelo líder liberal, Stéphane Dion. Os deputados do Partido Conservador, do primeiro-ministro Stephen Harper, votaram contra.
A iniciativa, que não é vinculativa, solicita que o governo "cumpra os princípios e objetivos do Protocolo de Kyoto em sua totalidade".
Desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2006, Harper tem ignorado os objetivos de Kyoto e afirmado que o Canadá não pode cumprir as metas.
Pelo Protocolo, o Canadá tem que cortar, até 2012, 6% das suas emissões de gases poluentes, tomando como base os níveis de 1990. Nos últimos anos, no entanto, as emissões subiram 27%.
Recentemente foi divulgada uma carta de 2002 na qual Harper afirmava que o Protocolo de Kyoto era uma "conspiração socialista baseada em "evidência científica contraditória" e revelava a sua vontade de deter a qualquer custo a lei que implementa o acordo.
(O Estado de S. Paulo, 05/02/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/fev/06/9.htm