Parque Ecológico do Paranhana será lançado hoje em Igrejinha
2007-02-06
Apontado por vários especialistas como uma opção para o desenvolvimento econômico da região, o turismo ecológico ganhará uma iniciativa de caráter regional. A apresentação da proposta por uma ONG igrejinhense será feita em reunião dos prefeitos do Paranhana, na manhã da próxima terça-feira (06/02).
O encontro acontecerá às 9h na sala de reuniões da Prefeitura de Igrejinha, com a presença também de representantes de entidades empresariais da região, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana, além das Faculdades de Taquara. Na ocasião, será apresentado o projeto "Parque Ecológico Paranhana", que tem como objetivo ordenar o fluxo turístico no vale, contando com um núcleo receptor de turistas, os quais, por sua vez, serão distribuídos de acordo com a demanda de atrativos existentes nos municípios do Paranhana. A iniciativa partiu da Associação Cidade Ecológica, entidade sem fins lucrativos com representatividade de diversos segmentos da comunidade local.
Segundo o presidente da entidade, Rafael Sager, a região tem um potencial turístico enorme, com um fluxo de veículos de mais de três milhões/ano. "O que precisamos é organizar a oferta de destinos turísticos, criando condições e infra-estrutura para acolher os turistas, e dando-lhes diversas possibilidades de entretenimento nos municípios da região" complementa Sager.
Para o prefeito de Igrejinha, Elir Girardi, será necessário um esforço conjunto das administrações dos municípios do Vale do Paranhana para que o turismo seja de fato uma das bases da economia regional. "Assim criaremos emprego e renda alicerçados em um desenvolvimento sustentável, a exemplo da Região das Hortênsias", sustenta o prefeito.
(Jornal Panorama, 02/02/2007)
http://www.jornalpanorama.com.br/