Brasil e Canadá discutem cooperação com o Haiti na área de reflorestamento
2007-02-06
Os governos do Brasil e do Canadá discutiram ontem (5/2) formas de cooperação com o Haiti na área de reflorestamento. O tema está em pauta no Seminário de Alto Nível sobre Operações e Manutenção da Paz, promovido pelos governos do Brasil e do Canadá, com a participação do governo do Haiti.
“Uma das coisas que nós discutimos hoje é como o Canadá e o Brasil podem cooperar com o Haiti na área de reflorestamento. Acho que é uma coisa muito interessante, porque é uma coisa de meio ambiente, é uma coisa para ajudar o Haiti, e tem muito a ver com essa experiência que cada um de nós tem”, disse o chanceler brasileiro, Celso Amorim, após encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Peter Mackay.
Amorim e MacKay também trataram da colaboração com o governo do Haiti no que diz respeito à implementação do programa trilateral de vacinação no país. “Mais especificamente, temos um projeto conjunto para universalizar as vacinas no Haiti, com projeto conjunto Brasil-Canadá. Temos até esperança, discutimos a possibilidade, quem sabe, de irmos junto ao Haiti para o momento em que a primeira vacinação for efetivamente realizada, o que nós prevemos para dentro de dois meses”, afirmou Amorim.
No final da reunião, os chanceleres assinaram a Declaração Conjunta Brasil-Canadá, da qual constam o acordo de cooperação na área de reflorestamento e o programa de vacinação, além do compromisso dos países continuarem se esforçando para incrementar ainda mais o comércio e os investimentos recíprocos.
O seminário, que termina amanhã (7/2) tem como tema central a experiência e as perspectivas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), da qual participam o Brasil e o Canadá.
(Por Irene Lôbo, Agência Brasil, 05/02/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/05/materia.2007-02-05.0016546430/view