Porto Alegre vai colocar em prática resultados dos debates ambientais do Fórum Social Mundial africano
2007-02-06
Debates do Fórum Social Mundial (FSM) realizado na África servirão de base para trabalhos com comunidades de Porto Alegre. Participante do evento e do II Fórum de Teologia e Libertação (FMTL), em Nairóbi, no Quênia, o teólogo e professor da PUCRS frei Luiz Carlos Susin quer utilizar as discussões sobre temas como preservação do meio ambiente em ações que busquem a mudança de comportamento dos porto-alegrenses.
Pastoralista na Vila Maria da Conceição, Susin afirmou que, dentro da grande variedades de temas do FSM, realizado em janeiro, o meio ambiente, os recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável estiveram entre os assuntos que receberam maior destaque. 'Existe uma grande preocupação nesse sentido', destacou. Segundo ele, a intenção é trabalhar nas comunidades da Capital com os problemas que afetam também o Rio Grande do Sul, como a falta de água.
O FSM discutiu também dívida, memória das lutas, paz e conflito, comércio, mulheres, conhecimento e informação, habitação, soberania dos povos, migrações, trabalho, HIV/Aids e privatização dos bens comuns. Susin, que retornou sábado (03/02) da África, é o coordenador da Secretaria Permanente do Fórum Mundial de Teologia e Libertação, com sede em Porto Alegre.
(Correio do Povo, 06/02/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N129/html/03CAPITA.htm