A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), reuniu, na tarde de quinta-feira (01/01), as empresas transportadoras de entulhos da cidade. Na ocasião, foi apresentada a proposta de regulamentação da atividade.
O sistema inovador terá controle informatizado de todas as caçambas, que terão cor padrão e prazo máximo de permanência no local solicitado.
A proposta tem ainda três etapas de licenciamento: as obras de grande porte seguirão um sistema de gerenciamento por parte da Semma e Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SDU); as empresas transportadoras das caçambas serão identificadas também pela Secretaria dos Transportes e Mobilidade Urbana (SMTM); e será criada uma Central de Triagem e Transbordo, responsável por receber, separar e destinar os entulhos. “O trabalho será disciplinado, para que a cidade fique mais limpa. Além disso, a comunidade terá mais segurança quando contratar esse serviço”, argumenta o titular da Semma, Ari Dallegrave.
O secretário explica ainda que o decreto surgiu por falta de controle do trabalho e destinação do material recolhido. “Hoje as empresas colocam as caçambas onde querem e, escondido, destinam os entulhos, porque não há regulamentação disso”, explica.
Representantes de oito empresas do ramo, que possuem cerca de 1 mil caçambas e atendem 95% do mercado caxiense participaram do encontro na Secretaria do Meio Ambiente. “Os empresários gostaram da proposta e assim, acreditamos que até a metade desse ano, o sistema todo estará em vigor. O prazo é para que as empresas se adequem a nova proposta”, informa Dallegrave.
(
Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Caxias do Sul, 02/02/2007)