Degelo do vulcão Cotopaxi afeta reservas de água da capital equatoriana
2007-02-05
O degelo progressivo dos vulcões Cotopaxi e Antisana em função do aquecimento global e do fenômeno meteorológico do El Niño afeta as reservas de água da capital equatoriana, segundo especialistas citados pela imprensa local neste domingo.
A Empresa Municipal de Água Potável de Quito (EMAAP-Q), que monitora a geleira de Antisana junto com o Instituto para o Desenvolvimento (IRD) da França, afirma que o degelo deste vulcão e do Cotopaxi - um dos vulcões ativos mais altos do mundo - supõe o "desaparecimento da fonte mais importante de água de Quito".
Os quatro sistemas que distribuem água potável para a capital, de 2,5 milhões de habitantes, recebem parte dos degelos dos dois vulcões e o desaparecimento das geleiras seria muito grave para garantir o serviço", afirma ao jornal El Universo Edgar Ayabaca, da EMAAP-Q.
Com o objetivo de achar alternativas para o problema, a EMAAP-Q impulsiona há quatro anos a exploração de águas subterrâneas a mais de cem metros de profundidade na capital, habilitando até o momento quatro poços.< br>(AFP, 04/2/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/02/04/ult34u173959.jhtm