O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem (02/02) os países ricos por não evitarem a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Segundo Lula, Estados Unidos e outras nações desenvolvidas são responsáveis por 75% da poluição do ar mundial.
“O mundo rico está cansado de assinar protocolo. Em cada conferência mundial, todo mundo assina o documento, mas eles não cumprem, porque não têm coragem de enfrentar as indústrias poluidoras”, afirmou o presidente, ao inaugurar estação de tratamento de esgoto em Campinas (SP).
Segundo Lula, o governo federal conseguiu reduzir em 52% o desmatamento da Amazônia nos últimos dois anos e têm incentivado a produção de combustíveis menos poluentes.
“Não basta a gente diminuir o desmatamento no Brasil, é preciso que eles tenham responsabilidade e parem com a emissão de gases das suas indústrias poluidoras.”
Dados do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), divulgado hoje em Paris, mostram que a Terra ficará mais quente até 2100. O aumento deve variar entre 1,8 graus e 4 graus, o que poderá provocar derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e intensos furacões.
“A emissão de gases de efeito estufa nas taxas atuais ou maiores têm 90% de chance de causar aquecimento global e alterações climáticas durante o século 21 maiores do que aquelas observadas no século 20”, diz o texto.
(Por Carolina Pimentel,
Agência Brasil, 02/02/2007)