Volta a tonalidade verde à água do Guaíba perto do Gasômetro
2007-02-03
Os devotos que participaram ontem (02/02) das homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes constataram o retorno da tonalidade esverdeada do Guaíba. O fenômeno é decorrente da presença das algas cianofíceas nas águas. O reaparecimento alertou o Departamento Municipal de Água e Esgotos, que reforçou ainda ontem o monitoramento da qualidade.
O feriado deixou ruas e avenidas de Porto Alegre com baixo movimento. Em parques e praças, a sombra das árvores foi o local mais procurado pelas pessoas que permaneceram na Capital. Para fugir do calor, alguns porto-alegrenses recorreram às praias da orla do Guaíba. Na prainha do Gasômetro, crianças e adultos se banharam na água, apesar das placas alertando que o local está impróprio para banho. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também estão impróprios os pontos 1 (Extremo Sul), na praia do Lami, e 1 (Leblon), na praia de Belém Novo. Os demais locais estão liberados.
Segundo o Oitavo Distrito de Meteorologia, a temperatura atingiu os 33,3 graus em Porto Alegre. O recorde ocorreu em Uruguaiana, com 36,4 graus. A previsão para hoje em Porto Alegre é de temperatura mínima de 21 graus e máxima de 36 graus.
A procura por passagens na Estação Rodoviária foi intensa ontem. Segundo o chefe de Operações, Jorge Rosa, das 5h30min às 16h deixaram a Capital rumo às praias do Litoral Norte 18 mil pessoas. Na quinta-feira, foram abertos 380 horários extras e os ônibus continuaram saindo até a 1h de ontem.
(Correio do Povo, 03/02/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp