Sem-terra se mobilizam contra o reflorestamento
2007-02-01
O reflorestamento é o principal foco das discussões dos sem-terra acampados desde terça-feira às margens da BR-116, em Pedro Osório, na zona sul do Estado.
O grupo acompanha uma mobilização nacional para estimular a retomada dos debates sobre reforma agrária no país. Conforme integrantes do grupo acampado em Pedro Osório, o movimento faz críticas ao que considera a "monocultura do eucalipto", principalmente na metade sul do Estado.
A Votorantim Celulose e Papel (VCP) antecipou-se à possibilidade de os acampados promoverem protestos e obteve liminar no Fórum de Arroio Grande em uma ação que pede a proibição da invasão da Fazenda Sangradouro. A área comprada pela empresa tem mais de 6 mil hectares destinados ao projeto de florestamento.
O juiz Marcelo Malizia Cabral também notificou a Brigada Militar para que impeça a entrada de integrantes do MST na área. A proprietária da fazenda em frente ao local do acampamento também obteve liminar semelhante à da VCP. A Ecosul, concessionária da rodovia, pediu na Justiça Federal a reintegração de posse do acostamento.
(Zero Hora, 01/02/2007)
www.zerohora.com.br