Curitiba muda plano de coleta de lixo domiciliar
2007-01-31
Pela primeira vez nos últimos 11 anos, o plano de coleta do lixo domiciliar está sendo atualizado em algumas regiões de Curitiba. A partir de 5 de fevereiro, em alguns bairros onde hoje a coleta é realizada às segundas, quartas e sextas, o caminhão passará às terças, quintas e sábados, e vice-versa. Em outras regiões específicas, a coleta noturna passa a ser realizada durante o dia e vice-versa.
Essas alterações – que abrangem cerca de 15% da população curitibana – foram elaboradas pela CAVO Serviços e Meio Ambiente S.A, empresa responsável pela limpeza pública da capital paranaense, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do trabalho é adequar a coleta domiciliar à realidade atual do município. "Nos últimos dez anos, a população de Curitiba cresceu cerca de 18% e o lixo, 14%, sem que o plano de recolhimento do lixo doméstico tenha sido alterado ou atualizado", revela Ricardo Cortes de Souza, supervisor operacional da CAVO. "Assim como a cidade é dinâmica, a prestação de serviços também deve ser", completa.
A atualização da coleta do lixo domiciliar abrange 34 bairros: Boa Vista, Pilarzinho, São Lourenço, Vista Alegre, Bom Retiro, Juvevê, Jardim Social, Bacacheri, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Tarumã, Capão da Imbuia, Cajuru, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Rebouças, Prado Velho, Guabirotuba, Uberaba, Boqueirão, Alto Boqueirão, Parolin, Guaíra, Seminário, Santa Quitéria, Campo Comprido, Portão, Fazendinha, CIC, Novo Mundo, Capão Raso, Xaxim, Pinheirinho e Barreirinha..
De acordo com o plano atual de coleta domiciliar, Curitiba está dividida em 45 setores diurnos e 35 noturnos. O novo modelo equilibra esse número – 43 diurnos e 42 noturnos. Desta forma, evita-se sobrecarga de veículos e equipes. A atualização permitirá um aumento da reserva técnica de caminhões e exigirá a contratação de novos profissionais. A conseqüência direta da nova operacionalização será a melhoria do atendimento ao cidadão, com a redução do tempo de exposição do lixo nas ruas.
"Teremos mais disponibilidade de equipamentos e um reequilíbrio do quadro funcional, melhorando o bem-estar dos nossos trabalhadores. A nova distribuição deve fazer diferença também no trânsito em alguns locais da cidade – reduzindo a frota de veículos na rua em horários de maior movimento", complementa o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
Para informar a população sobre as regiões incluídas no novo planejamento, a CAVO e a Prefeitura de Curitiba montaram uma campanha de divulgação que inclui anúncios nos jornais de bairros e na grande mídia. Os moradores que estiverem dentro das regiões atualizadas receberão nas suas casas imãs de geladeira e um panfleto, contendo os motivos da mudança e a data e a hora da nova coleta de lixo. Além disso, um sistema para consulta de turno e freqüência da coleta está disponível no site da CAVO (http://www.cavo.com.br) e da Prefeitura de Curitiba (http://www.curitiba.pr.gov.br).
(Envolverde, 30/01/2007)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=27282