México e Reino Unido vão trabalhar em conjunto para enfrentar efeitos do sobre-aquecimento global
2007-01-30
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e o Presidente mexicano Felipe Calderon, comprometeram-se a trabalhar em conjunto para lutar contra os efeitos do sobre-aquecimento global, durante uma reunião em Londres.
“Reconhecemos o papel construtivo e activo do México no diálogo entre o G8 e as economias emergentes”, segundo um comunicado conjunto. No comunicado foram elogiados os esforços do México para reduzir as emissões, tidos como “um exemplo de como uma economia emergente pode ter um papel activo na solução de um problema global”
“Os países desenvolvidos e em desenvolvimento devem trabalhar juntos se quisermos responder, com sucesso, aos desafios globais que enfrentamos”. No comunicado, ambos os países reconhecem que “a segurança climática é um problema global que exige uma resposta internacional urgente e forte”. “Já colaborámos neste domínio (...) e estamos determinados em continuar a trabalhar em conjunto”.
“O Reino Unido e o México enfrentam desafios semelhantes em matéria de energia”, como o desenvolvimento das fontes renováveis ou a redução das emissões de dióxido de carbono.
Calderon chegou ontem a Londres e reuniu-se esta tarde com Tony Blair. Antes de seguir para Madrid, num périplo de seis dias pela Europa, o Presidente mexicano deverá encontrar-se ainda com o ministro das Finanças, Gordon Brown.
(Publico PT, 29/01/2007)
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia5993.asp