Imbé terá cooperativa de reciclagem de lixo em março
2007-01-30
O município de Imbé contará, a partir de março, com uma cooperativa para reciclagem do lixo. Inicialmente, o trabalho beneficiará 40 das 69 famílias vinculadas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. 'Pretendemos desenvolver campanhas para incentivar os moradores e veranistas a separar os resíduos', salientou a presidente da entidade, Cristina Fagundes. Segundo ela, no verão, a geração de lixo reciclável atinge a marca mensal de 32 toneladas. No outono, inverno e primavera, o volume cai para 8 toneladas/mês.
Os catadores contarão com recursos públicos para implantar o projeto. Serão R$ 110 mil de verbas federais e outros R$ 5 mil repassados pela prefeitura. O dinheiro será empregado na conclusão das obras de construção do galpão de reciclagem, às margens da RS 786, entre os balneários Harmonia e Santa Terezinha, e na compra de equipamentos. 'Vamos adquirir prensas, balanças, esteiras, triturador de vidros, contêineres e material de proteção', apontou.
Cristina ainda planeja produzir informativos sobre a importância da separação do lixo. 'Também vamos encomendar uma pesquisa para verificar o impacto ambiental', frisou. Hoje, depois de separar os resíduos, as famílias vendem o material para atravessadores. Quando a cooperativa entrar em atividade, a venda será direta às usinas de reciclagem.
(Correio do Povo, 30/01/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp