Dragagem do Dilúvio vai beneficiar 450 mil pessoas
2007-01-30
Um trabalho que deve se estender por um ano e vai beneficiar diretamente 450 mil pessoas está em execução pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Trata-se da dragagem e limpeza do Arroio Dilúvio, o maior em extensão da cidade (12 quilômetros). O valor investido pela Prefeitura é de R$ 1,126 milhão para operação e manutenção das dragas e transporte de material.
O serviço já foi feito na Avenida Ipiranga, entre as ruas Santa Cecília e São Vicente. No momento, o DEP está concluindo o trecho entre as ruas São Vicente e Silva Só. A previsão é de que sejam retirados nesta primeira etapa 8 mil m³ de material (12 mi toneladas). A expectativa do DEP é de que sejam retiradas 36 mil toneladas de material do leito do Dilúvio em um ano (ou 24 mil m³).
O material é descartado no depósito de inertes do DMLU, na Avenida da Serraria, 3300. O DEP procura um local mais próximo para o depósito, visando à diminuição do custo do transporte, serviço que corresponde a mais de 65% do valor da dragagem.
Na dragagem o DEP está utilizando uma draga tipo drag-line, que tem uma concha de arraste que faz o acúmulo de material em um dos lados do leito para secagem. Junto com a draga também é usada uma escavadeira anfíbia, para desassorear os locais sob pontes, onde a draga não consegue operar. O transporte do material retirado, após a secagem que dura cerca de dez dias, é feito no período noturno.
A dragagem do Arroio Dilúvio é resultado de um convênio entre a Prefeitura e Governo do Estado, que cedeu duas dragas ao Município por um período de dois anos. Uma das dragas tem capacidade de remover 30m³ de areia por hora, carregando seis caminhões. A Prefeitura ficou responsável pela contratação dos caminhões e operadores.
Com a dragagem do Arroio Dilúvio, a Prefeitura pretende melhorar a qualidade de vida da população e evitar alagamentos. Desde 2001 o Arroio Dilúvio não passava pelo trabalho de desassoreamento.
(DEP, 30/01/2007)
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=70733&p_secao=3&di=2007-01-29