Parceria Sema/Fepam e municípios discute ações para recuperar o rio dos Sinos
2007-01-30
Dezoito prefeitos dos municípios da Bacia Hidrgráfica do rio dos Sinos assumiram nesta segunda-feira (29) compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – Fepam, para estabelecer ações concretas visando a recuperação ambiental do rio.
Na reunião de trabalho realizada no barco do Instituto Martin Pescador, a bacia hidrográfica do rio dos Sinos foi dividida em cinco trechos, tendo em vista facilitar a monitoração, fiscalização e a realização de obras no rio. Foram aprovadas as 25 ações propostas no relatório da Força Tarefa sobre a mortandade de peixes ocorrida em sete de outubro no ano passado.
Conforme a secretária da Sema, Vera Callegaro, o dia 29 de janeiro de 2007 se transforma na data histórica de recuperação do rio dos Sinos. Na reunião, foi estabelecida a parceria dos municípios, Sema/Fepam e a sociedade, através das organizações não governamentais que atuam pela recuperação ambiental do rio.
O diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig salientou a importância da parceria para a concretização de soluções para o problema do rio dos Sinos. Segundo ele, esta parceria só se torna viável com a real participação de todos os municípios que integram a bacia do rio dos Sinos.
O diretor-técnico da Fepam, Jackson Müller, apresentou aos participantes da reunião a difícil situação ambiental do rio, bem como as 25 ações propostas pela Força Tarefa. Conforme ele, a divisão da bacia em cinco trechos visa facilitar a realizações das ações, com informações objetivas e qualificadas sobre a situação no rio, coordenadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) que estarão disponíveis em um site a ser criado para esta finalidade.
Jackson Müller salientou que cada região tem sua peculiaridade e características, por isso a necessidade da divisão em cinco trechos, facilitando a integração das ações destes municípios.
O coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) da Sema, Niro Afonso Pieper, efetivou a parceria, agendando as primeiras reuniões dos municípios em cada trecho. O trecho 1, composto por seis municípios (São Leopoldo, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita e Cachoeirinha) se reunirá no dia 26 de fevereiro, às 14h, na Câmara Municipal de São Leopoldo.
Já os municípios Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Portão e Ivoti, que integram o Trecho 2, se reúnem no dia seis de fevereiro, ás 17h, na Comusa, em Novo Hamburgo.
Os municípios do Trecho 3 ( Sapiranga, Taquara, Parobé, Nova Hartz, Araricá e Gravataí) se reúnem no dia cinco de março, às 14h, no gabinete do vice-prefeito, Guido Mário, de Taquara.
Os municípios do Trecho 4 ( Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado e São Francisco de Paula) se reúnem no dia cinco de fevereiro,na prefeitura municipal do município de Igrejinha. Finalmente, os municípios do Trecho 5 (Rolante, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Riozinho e Osório) se reúnem no dia 28 de março às 14h na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha.
Após a definição das ações, os participantes da reunião de trabalho percorreram um trecho do rio no Barco Martim Pescador, a convite do presidente da instituição, Henrique Prieto. A secretária Vela Callegaro foi homenageada com o Martim Pescador, tornando-se a quarta pessoa a receber a distinção.
(Sema, 29/1/2007)
www.sema.rs.gov.br