O processo eleitoral do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas deve iniciar-se em abril. Os integrantes estiveram sexta-feira (26/01) na Univates para a primeira reunião ordinária do ano. Decidiram solicitar ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) do RS a abertura de edital para a inscrição de entidades interessadas em concorrer. O secretário executivo da entidade e representante da Univates, Everaldo Ferreira, explica que depois da publicação do edital no Diário Oficial será dado prazo de 45 dias para inscrição. A eleição deve ocorrer em junho e a posse, no final de julho.
As entidades-membros do comitê são escolhidas para gestão de dois anos. Podem participar as organizações representantes das categorias dos usuários da água e da população. Para votar e ser votadas as entidades devem estar atuando e localizar-se dentro da bacia hidrográfica.
Foram discutidas ainda as ações na área de saneamento básico realizadas pela Corsan. O comitê e a companhia pretendem integrar-se nesse sentido. Membros do comitê devem participar de audiência pública em dia 18 de março, em Guaporé, sobre a instalação de três usinas hidrelétricas no Rio Carreiro, que estão em processo de licenciamento.
Palestras
A fiscal de obras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), engenheira civil Fernanda Santos Pescador, abordou o plano de contingências para gestão de recursos hídricos destinados ao abastecimento público. Ela fez um estudo da Barragem do Arroio Marrecão, em Garibaldi, em operação desde 1957 e que não havia passado por limpeza ou remoção de lodo até 2004. O técnico da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Farroupilha, Gelso Molon, falou sobre a Barragem do Rio Burati, localizada no município. Ele faz um trabalho para proteger e limpar o complexo. "Estamos falando com os agricultores do local para convencê-los a tomar atitudes para proteção da área, pois ocorre pesca predatória no manancial, além de degradação da mata ciliar."
(
O Informativo, 29/01/2007)