Nova tecnologia atende locais que não possuem rede pública de esgoto
2007-01-29
Ainda existem cidades que não oferecem estrutura a seus habitantes. Pensando nisso, a Alpina desenvolveu os equipamentos DBR Maxi ou o DBR Compac. Esses sistemas possibilitam o tratamento de esgoto em locais onde não chegam o sistema público de tratamento. Esses equipamentos foram desenvolvidos para operarem com alta eficiência e baixo custo operacional.
O pacote de discos rotativos, existente no interior do equipamento, funciona como suporte para o crescimento natural, espontâneo e controlado de microorganismos que consomem e oxidam os dejetos e são responsáveis pelo tratamento de esgoto. O equipamento funciona sem a necessidade de ajustes ou regulagens após a saída da fábrica. “Ao contrário de outros sistemas, o DBR Maxi ou Compac não tem necessidade da adição de produtos para seu funcionamento”, comenta o gerente geral José Luiz Jesus.
O DBR Compac é utilizado para locais que já possuem fossa séptica, mas que necessitam baixar o consumo de água através de reuso de afluentes e ainda diminuir o número de coletas de caminhões limpa-fossa. Este equipamento foi projetado para atender de cinco a quinze pessoas, sendo que, desta forma, o sistema deve ser associado a uma fossa séptica, para se obter um efluente com qualidade superior, que se desinfetado (sistema operacional) permite o seu reuso. O DBR Compac é produzido com materiais incorrosíveis, com operação inaudível e inodora. Outro grande diferencial é que todo o lodo gerado é tratado no próprio conjunto.
Já em locais onde seja tecnicamente inviável ou que apresenta um custo alto a execução de escavações, como em praias e regiões com formações rochosas, a Alpina Termoplásticos indica o DBR Maxi. Ele permite o tratamento de efluentes de no mínimo 10 pessoas (uso fixo), sendo que a capacidade máxima pode atingir até 70 pessoas (uso itinerante). O DBR Maxi também é todo feito de materiais incorrosíveis e opera de forma praticamente inaudível e inodora. O efluente gerado neste equipamento está totalmente de acordo com as exigências legais.
O lodo que o produto gera pode ser desidratado dentro da própria unidade e, depois de seco, descartado junto ao lixo domiciliar, dispensando chamadas do caminhão limpa-fossa.
A Alpina ainda oferece opcionais ao DBR Maxi, como: sistema de aviso sonoro para substituição do elemento filtrante de desidratação de lodo e sistema de desinfecção do efluente, o que permite que a água tratada possa ser reutilizada.
(DFpress Comunicação Corporativa Ltda., 26/01/2007)
http://www.carbonobrasil.com/