Atividades do Ano Internacional do Planeta Terra começaram ontem em São Paulo
2007-01-26
Ontem (25/1), em São Paulo, foram lançadas as primeiras atividades comemorativas do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), celebrado no período 2007-2009, com a inauguração da exposição O Planeta Terra e a Preservação Ambiental, organizada pela Estação Ciência. Participaram os membros do Comitê Nacional e o presidente da Organização Internacional para o AIPT, Ed Mulder, ex-presidente da IUGS – International Union of Geological Sciences.
O lançamento faz parte de uma série de atividades e eventos na área científica e de divulgação relacionados a dez temas prioritários selecionados por 23 cientistas de vários países e aprovados pela ONU no ano passado, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do conhecimento sobre o passado, presente e futuro de nosso Planeta, em prol de seu bem estar e felicidade: águas subterrâneas, recursos naturais e energia, solos, clima, desastres naturais, (mega) cidades, oceanos, vida, geomedicina (saúde), geologia da crosta e núcleo terrestres.
Entre os eventos programados, destacam-se a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a ocorrer em todo o Brasil de 1 a 7 de outubro, com o tema "Terra". Vários congressos, simpósios e seminários ocorrerão durante os anos 2007, 2008 e 2009, entre os quais um mega-congresso que está sendo planejado para o próximo ano, abordando os dez temas acima.
O lançamento das atividades na Estação Ciência será precedida de reunião do Comitê Nacional com Ed Mulder, visando mostrar o andamento das programações no Brasil para o evento e obter informações sobre as atividades que estão ocorrendo em todo o mundo a partir de agora. Essas atividades foram iniciadas no último dia 10 deste mês, em cerimônia ocorrida em Londres com a presença de várias autoridades de diversos países europeus e asiáticos.
No Brasil, o Comitê Nacional é presidido pela Academia Brasileira de Ciências, na pessoa do acadêmico Diógenes de Almeida Campos, e conta com representantes da SBPC, CNPq, Finep, Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), Inpe, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Embrapa, Ibama, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), além da Petrobras e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, também convidadas a participar. O coordenador geral das Unidades de Pesquisa do MCT, Carlos Oití Berbert, é o conselheiro sênior para o AIPT junto à IUGS, representando o nosso País.
(Agência MCT, 25/01/2007)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42971.html